Friday, December 16, 2016

Vitrais

Inicialmente, os vitrais eram uma arte usada nas representações históricas bíblicas dentro das igrejas góticas. Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Mas ainda reside nos vitrais a tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas.

A história dos vitrais nos remete ainda aos tempos medievais quando eles surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas. E era uma das primeiras artes góticas da História.

A cor era elemento essencial para os vitrais que, através da luz que vinha de fora da igreja, despertavam a curiosidade das pessoas em relação às histórias contadas em forma de ilustração. Era um meio de atrair a população às igrejas, com adornos e formas jamais então vistas nas paredes cinzas das catedrais. Há teorias que afirmam que as histórias eram ilustradas nas janelas, e não nas paredes, por causa da luminosidade que remetia à ideia do espírito da luz que atingia os lugares santos, dentor de uma concepção religiosa. A janela, colorida e iluminada, era uma metáfora de portal entre um mundo e outro, entre o universo terreno e o espiritual.

Nos vitrais também se vê a promessa bíblica da salvação, do paraíso e da vida após a morte terrena, fatos que levavam o povo à frequentar a igreja na esperança de serem, após a morte, recompensados. Esta arte era mais uma forma de pregação que a igreja encontrou para chamar os fiéis a uma vida centrada nas Escrituras.

Hoje, os vitrais não são suficientes para atrair as pessoas a uma vida religiosa, no entanto, eles atraem pelo belo aspecto, pela história e pela riqueza artística. Para saber mais sobre a história dos vitrais acesse aqui. Os vitrais do Santuário de nossa Senhora da Abadia conta a história de Romaria e do Santuário.

Tags :