Sunday, November 13, 2016

Devoção popular aos Santos Reis


Através do evangelista  Lucas, a nossa história cristã nos mostra de forma santa e evangelizadora, a presença iluminada dos Três Reis, Gaspar, Belchior e Baltazar, no nascimento de Jesus.


Seguindo a estrela guia, encontraram o salvador amparado por Maria e José e reclinado em um presépio, desprovido de qualquer espécie de conforto e altura do merecimento do filho de Deus!

Assim, também iluminados pela luz do Espírito Santos, os três Reis Magos se fizeram presentes e se prostraram em adoração diante do milagre da fé ali na cidade de Davi e ofereceram ouro, incenso e mirra saudando o menino Deus, filho do Altíssimo!

Há séculos esta história nos acompanha e se fortalece na igreja e dentro de nós. De forma, intensa e fervorosa, ela é passada e repassada de geração a geração e percebemos firmemente a disponibilidade dos três Reis Magos em seguirem a estrela guia e de estarem presentes no nascimento de Jesus.

Nesse sentido aumenta ainda mais a nossa intercessão aos Reis para que sejamos socorridos por Deus e atendidos em nossos momentos de maior necessidade.

Belém está a milhares e milhares de quilômetros de nós, mas a graça da fé nos torna próximos da história sagrada que lá se concretizou com a chegada de Jesus cumprindo os planos de amor de Deus para todos nós.

Pela graça da fé, percebemos a ação dos Reis Magos que saíram de si mesmos e foram ao encontro do recém-nascido e ali o adoraram.

Neste gesto, ficou para nós como legado, o exemplo da  humildade dos Santos Reis e a certeza de que a fé em Deus deve sempre guiar as nossas vidas, assim como a estrela guia os guiou até ao Prometido.

E nós, aqui tão distante de Belém cultuamos no Santuário da Virgem Maria, esta devoção aos Santos Reis que belamente cresce e se fortalece a cada ano com as presença dos foliões cantando de casa em casa e o grandiosos encontro das Folias de Santos Reis sempre no 2º domingo do mês  de janeiro. Nossa cidadezinha se vê visitada por muitos devotos que vêm adorar os Reis Magos e demonstrar a fé e a gratidão a eles por serem tão fiéis intercessores da humanidade.

Os Três Reis Magos estiveram presentes e levaram presentes ao Menino Deus quando Ele nasceu. Assim, esta história chega até nós e nos contagia com a graça da fé, com a disponibilidade de nosso coração em seguir o exemplo dos Reis e aumentar o nosso amor com “as coisas de Deus”.

Por esta graça, que saibamos ir ao encontro do Pai através  de nossa fé e que possamos conceder aos Reis Magos, a permissão para cuidarem de nosso destinos e iluminarem os nossos caminhos da mesma forma que foram iluminados pela estrela guia e sempre nos apresentar Jesus como o filho do Altíssimo que aqui veio para nos oferecer uma caminhada melhor, firmada na santidade.

Este é o sentido da fé!

Que estejamos sempre envoltos com a capa milagrosa dos Santos Reis, assim como nos envolvemos sob o manto da Virgem Maria para buscar proteção para os nossos dias.

Que saibamos rezar mais, interceder aos Santos Reis para que a nossa caminhada aqui na terra seja firmada na santidade e que o nosso coração seja sempre Belém!


E viva os Santos Reis!

 Heidy Henrique da Silva
Tags :