Thursday, December 15, 2016

Romeiros

Em agosto antes da festa de Nossa Senhora da Abadia, o movimento de romeiros na BR-365 foi intenso. Milhares de devotos fizeram o percurso até o Santuário em Romaria.
Lá vão os romeiros. 90 km entre Uberlândia e Romaria. Chega o fim de semana e a BR-365 fica lotada deles, mesmo a um mês da festa de Nossa Senhora da Abadia, muita gente enfrenta a estrada. Tem gente que usa o cajado outrora usada por pastores para dar apoio. Outros usam apenas chinelos. Mas todos usam da fé. Maior proteção de Maria Auxiliadora. O colete é apenas precaução. “Acima de tudo nós estamos pedindo a proteção do Senhor. Não só pra nós, para todos que estão aqui”, disse a romeira, Maria Auxiliadora.
Há quem encha uma mochila pra ajudar o corpo que a fé põe pra andar. O outros preferem carregar menos coisas, apenas uma água e os documentos na bolsa. Ficando mais fácil de andar. Uma vez que fica mais leve”, contou os romeiros.
É sempre melhor fazer o tragéto mais leve e em grupo. Alguns romeiros, os 90 km viraram rotina anual de caminhada solitária. Porém tem aqueles que preferem viajar sozinhos pela estrada até a antiga água suja. O trajeto “Algumas vezes a gente encontra os amigos. O difícil é que eu ando mais durante o dia. Aí as pessoas não gostam de andar durante o dia. Quer dizer, sozinho não. Lá vai ele com Deus. O mesmo Deus que faz gente se dispôr no reforço da fé e do corpo para a peregrinação. ”, revelou o romeiro, Márcio Antônio Gonçalves.
Esses voluntários conduzem as famosas barracas pelas margens da rodovia nessa época do ano. Frei Sérgio explica o porquê. Lá vão os romeiros renovarem a fé nos 90 km entre Uberlândia e Romaria. Mas olhando assim, eu diria que nem precisam renová-la. A jornada é a prova do tamanho da fé que eles possuem.



Tags : ,